III FORUM SOCIAL MUNDIAL DAS MIGRAÇÕES

[01/09/2008]

Madrid – 11, 12 e 13 de Setembro
Nossas vozes, nossos direitos: por um mundo sem muros

Nos próximos dias 11, 12 e 13 de Setembro realiza-se o III Forum Social Mundial das Migrações (FSMM), em Rivas Vaciamadrid – Madrid. Trata-se de um forum temático dentro dos Foruns Sociais Mundiais, onde se propoem alternativas aos processos neoliberais, pela consolidação de uma globalização solidária que respeite os Direitos Humanos Universais.

O FSMM, que se vai realizar pela terceira vez, é um espaço de reunião da sociedade civil, associações e movimentos sociais a um nível mundial, com vista a partilhar, debater e realizar propostas em matéria de migrações, desenvolvimento e direitos humanos no contexto dos processos de globalização.

Depois da recente aprovação da Directiva de Retorno pelo Parlamento Europeu – que já está ser transposta para a legislação italiana -, e numa altura em que Nicolas Sarkozy coloca as migrações como tema central da presidência francesa da União Europeia propondo um Pacto sobre Imigração que visa facilitar as expulsões e proibir os processos de regularização massiva, este FSMM, será um momento importante de mobilização dos movimentos sociais, discussão de estratégias comuns de resistência, e propostas de alternativas.

Esta edição do FSMM terá como lema “Nossas vozes, nossos direitos: por um mundo sem muros” e incluirá cinco blocos temáticos:

  • 1. A globalização e as migrações;
  • 2. As sociedades de origem e alternativas de desenvolvimento;
  • 3. Fronteiras e direitos humanos;
  • 4. As sociedades de chegada e a situação dos migrantes;
  • 5. Asilo, Refúgio e deslocamentos.

Mais informações em http://www.fsmm2008.org

Solidariedade Imigrante está a organizar um autocarro, com partida de Lisboa. Se estás interessado(a), contacta-nos por favor na nossa sede – Rua da Madalena, 8 – 2º andar -, ou através do email:
solidariedade_imigrante@hotmail.com