Conf. de Imprensa: PACTO SARKOZY e o PING-PONG HUMANO na fronteira Marrocos-Algéria

[27/05/2008]

(com a presença de representante da Obra Pastoral para as Migrações e da ABCDS- Marrocos)

TEMAS

  • Directiva de Retorno;
  • Pacto Europeu sobre imigração proposto pela pela Presidencia Francesa da UE
  • A situação dos imigrantes sub-sarianos na fronteira Marrocos-Algéria.

Solidariedade Imigrante, em conjunto com a Obra Pastoral para as Migrações, na sede da associação, uma conferência de imprensa no sentido de expôr as nossas preocupações relativamente a várias propostas sobre em migração que estão em discussão, a um nível europeu: a Directiva de Retorno e o Pacto Europeu sobre imigração proposto pela Presidência Francesa da UE.

A política que tem vindo a ser implementada da União Europeia relativamente à imigração tem alimentado a clandestinidade da imigração e, em particular, o forte investimento no controlo e repressão ao nível das fronteiras, tem contribuído para o desrespeito dos direitos humanos nos países que fazem fronteira com o Espaço Schengen, nomeadamente Marrocos e Algéria.

Com vista à sensibilização das autoridades e da opinião pública portuguesa para esta situação, convidámos Hicham Baraka, Presidente da Ass. Beni Znassen para a cultura, o desenvolvimento e a solidariedade, sedeada em Oujda, Marrocos, junto à fronteira com a Argélia, para partilhar connosco a sua experiência no terreno.

Esta associação tem denunciado a situação de desrespeito dos direitos humanos dos imigrantes, especialmente os subsarianos, vivida em Marrocos. Hicham Baraka tem estado no terreno a recolher informações sobre a morte de mais de 28 imigrantes nas costas de El Hoceima, devido ao facto da embarcação pneumática onde seguiam ter sido furada pela marinha marroquina, e cujos sobreviventes foram depois abandonados na fronteira marroquina com a Algéria.
Na conferência de imprensa será:

apresentado um pequeno filme sobre a situação dos imigrantes em Marrocos;

apresentada informação recolhida pela ABCDS sobre a situação dos imigrantes em Marrocos;

tomada posição sobre a Directiva de Retorno e o Pacto de Sarkozy e seus efeitos na degradação dos direitos dos migrantes.

Com a presença de:

– Dª Eugénia Costa Quaresma (Obra Católica para as Migrações)

– Hicham Baraka (ABCDS)

– Timóteo Macedo (Solidariedade Imigrante)

Local: Rua da Madalena, 8 – 2º (perto do Terreiro do Paço)