Arquivo da categoria: Projeto Imigração, Género e Cidadania

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

No dia Internacional da Mulher (8 de Março) de 2014, o projecto Imigração, Género e Cidadania esteve presente com as mulheres imigrantes no largo Luís de Camões em Lisboa lutando pela Igualdade.  Ao fim da tarde houve um momento de confraternização ao som de mornas e coladeras e entre sabores, impulsionados pela metodologia do Teatro Fórum no espaço da associação.

Projecto Imigração, Género e Cidadania

Com o apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein

O projeto “Imigração, Género e Cidadania” resulta de uma candidatura ao Programa Cidadania Ativa e tem 3 componentes:

1 – Atendimento às mulheres imigrantes que recorrem diariamente à assoc. Solidariedade Imigrante (SOLIM) por questões normalmente relacionadas com a legalização e/ou reagrupamento familiar. Através de uma abordagem individualizada são detetadas outras problemáticas existentes e dá-se início a um processo de apoio holístico sobre a situação de cada mulher, articulando a intervenção com outras organizações relevantes para cada caso, dotando-as dos conhecimentos necessários para fazerem valer os seus direitos.

2 – Envolvimento e mobilização de mulheres imigrantes para uma intervenção mais aprofundada de empoderamento nas diversas áreas abordadas pelo projeto. Pretende-se, com esta componente, constituir um grupo de mulheres, de comunidades diferentes, que possam, elas próprias, com o apoio da SOLIM e das suas entidades parceiras, ser agentes ativas (voluntárias) de sensibilização e transmissão de informação sobre direitos das mulheres/imigrantes nos seus bairros, comunidades, rede familiar, locais de trabalho, contextos escolares dos seus filhos, etc.; bem como procurando envolvê-las nas atividades da SOLIM, nomeadamente ao nível da área da Interculturalidade e Cidadania.

3 – Ações coletivas de esclarecimento e sensibilização dirigidas a mulheres imigrantes sobre os temas abordados pelo projeto e organizadas com as mulheres referidas na 2ª componente.