Arquivo da categoria: Arquivo

Não ao manto de silêncio sobre os espaços de detenção para estrangeiros

[29/01/2009]

A propósito de uma campanha internacional pela observância dos Direitos Humanos, a Solidariedade Imigrante promoverá, amanhã, dia 30 de Janeiro, a realização de uma visita ao C.I.T. do Aeroporto de Lisboa. A visita contará com a participação de Deputados/as.

Continuar a lerNão ao manto de silêncio sobre os espaços de detenção para estrangeiros

O DIVÓRCIO ENTRE OS DISCURSOS OFICIAIS E A REALIDADE

[18/12/2008]

18 de Dezembro – Dia Internacional d@ Migrante

No dia de hoje sucedem-se as celebrações sob o mote do Dia Internacional d@ Migrante. Numa altura em que nos aproximamos do encerramento do Ano Europeu para o Diálogo Intercultural e em que muito se falou sobre a importância e os avanços no domínio das políticas de integração, não podemos deixar de alertar para a precariedade da situação em que se encontram largos milhares de imigrantes em Portugal, nomeadamente @s “indocumentad@s”, e para o desrespeito institucionalizado pelos Direitos Humanos, cada vez mais patente nas políticas europeias anti-imigração.
Continuar a lerO DIVÓRCIO ENTRE OS DISCURSOS OFICIAIS E A REALIDADE

DIRECTIVA DA VERGONHA aprovada pelo Conselho da UE

[10/12/2008]

A Directiva de Retorno, a “DIRECTIVA DA VERGONHA”, que foi aprovada pelo Parlamento Europeu em 18 de Junho de 2008, foi adoptada pelo Conselho Conselho da UE de Transportes, Telecomunicações e Energia. A Directiva foi aprovada com uma maioria de votos favoráveias, apenas com a abstenção da delegação belga.

Apesar de milhares de cidadãos, ONG’s, sindicatos, organizações religiosas se terem mobilizado para apelar aos decisores Europeus para rejeitar esta directiva, que vem banalizar e generalizar uma política de detenção e deportação dos imigrantes em toda a Europa e apesar de um conjunto de representantes de Estados da América Latina e África terem expresso com veemência a sua recusa em tolerar tais práticas contra os seus nacionais, Conselho Europeu de Ministros adoptou formalmente esta directiva nas vésperas da celebração do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Continuar a lerDIRECTIVA DA VERGONHA aprovada pelo Conselho da UE

DECLARAÇÃO PÚBLICA contra a Directiva da Vergonha

[16/06/2008]

A União Europeia agita a bandeira da xenofobia e do racismo

Quatro dezenas de organizações de imigrantes, direitos humanos e outras organizações cívicas, manifestaram a sua condenação à directiva de retorno, considerando que, em pleno ano europeu para o diálogo intercultural, esta medida constitui uma afronta directa aos espírito da promoção dos Direitos Humanos, da diversidade intercultural e do diálogo intercultural. veja aqui a declaração pública: A União Europeia agita a bandeira da xenofobia e do racismo.

Continuar a lerDECLARAÇÃO PÚBLICA contra a Directiva da Vergonha

Mobilização contra a Directiva da vergonha (de retorno)

[11/06/2008]

Sábado, 14 de Junho 2008, 15h

Largo de São Domingos, Rossio,

junto ao Monumento pela Tolerância


Algumas organizações que já subscreveram a iniciativa:

Ass. dos Imigrantes nos Açores (AIPA); Ass. Kizomba; Ass. Melhoramentos e Recreativo do Talude; Ass. Mulher Migrante; Ass. Olho Vivo; Ass. dos originários Togoleses em Portugal; Casa do Brasil; Casa Grande do Brasil; Centro Cultural Moldavo; Espaço Jovem de Sta Filomena; Khapaz; Solidariedade Imigrante; SOS-Racismo.

Continuar a lerMobilização contra a Directiva da vergonha (de retorno)